Como Escolher o Tamanho do Bolo ao Planejar uma Festa?

Já a dois anos fornecendo Bolo de Aniversário em São José dos Campos, SP, a dúvida mais recorrente que vejo nos meus clientes é sobre qual tamanho de bolo oferecer com relação ao número de convidados. Assim, preparei este artigo para conversarmos um pouco sobre quais fatores importantes você precisa ter claro antes de fechar a sua encomenda.

Para responder a pergunta: “Qual Tamanho de Bolo devo Encomendar para minha festa?”, você precisa primeiro definir o número de convidados e a idade predominante entre eles. Por quê? Porque crianças comem menos bolo do que os adultos, elas vão preferir os docinhos, e os mais desejados são o Brigadeiro Chocolate ao Leite e o Brigadeiro de Leite Ninho, balinhas, pirulitos. Então, se a festa for infantil, não se esqueça de incluir estes itens na mesa de doces.

Também é preciso ter claro qual o Tipo de Festa será a sua. E, para saber isso, você precisa responder mais algumas perguntinhas:

  • O Bolo será o único alimento a ser servido na festa? Por exemplo, um casamento civil que na recepção só terá Bolo e Champagne. Se este for o caso, você precisa pensar em pelo menos duas fatias por convidado, afinal a tendência é que TODOS comam bolo e, muito provavelmente, mais de uma fatia.
  • Na sua festa terá salgadinhos e petiscos ou será servido uma grande refeição como almoço ou janta? Ou, será um churrasco? Dependendo do que será servido, seus convidados vão consumir mais ou menos bolo. Por exemplo, se o bolo for servido após o churrasco, os convidados tendem a estar mais satisfeitos, assim, comerão menos bolo. Porém, se a festa tiver salgadinhos e petiscos, a tendência é que o consumo de bolo seja maior.
  • O Bolo será a única sobremesa a ser servida? Ou você terá uma mesa composta por doces variados? Porque, mesmo havendo uma refeição, o bolo será mais ou menos consumido, dependendo se houver outros tipos de doces ou não.

Se você conseguir definir estas questões, será muito mais fácil pensar no tamanho do Bolo para sua festa. Mas, outros detalhes precisam ser levados em conta: a altura do bolo, se o bolo é redondo ou quadrado e o tipo de recheio. Bolos de festa costumam ter 10 cm de altura, assim, as fatias serão mais finas. Bolos quadrados rendem mais que o bolo rendondo, porém constumam ser mais caros, por também pesarem mais. E, recheios muito doces fazem com que o bolo da sua festa sobre mais, porque será muito menos consumido.

E, o que considero mais importante, converse com sua boleira e tire todas as suas dúvidas, porque você precisa estar tranquila que todos os seus convidados sairão de sua festa felizes e encantados por tudo que você os ofereceu. E ninguém melhor que sua boleira para lhe orientar nestas questões.

Segue abaixo os tamanhos de Bolo da Bolos em Arte e quantas fatias cada um serve, contando que a fatia seja de no máximo 100 gramas. Ah, todos os meus bolos possuem 10 cm de altura, apenas contando a massa e o recheio, sem ainda considerar a decoração em Chantilly. E, vou lhe contar um segredo: os recheios dos meus bolos são doces na medida certa. E isso é o resultado de muita pesquisa e testes para descobrir os recheios mais saborosos, com o menor dulçor possível. Todos os itens que compõe o bolo foram cuidadosamente elaborados, desde a calda que vai umidecer o bolo, ao Chantilly, que é leve e super saboroso, muito diferente do que estamos acostumados a encontrar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s